O que é Identidade Visual afinal de contas?
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O que é Identidade Visual afinal de contas?

Olá pessoal, como estão? Hoje trago para vocês algumas respostas sobre o que seria uma identidade visual. Sei que muitos tem dúvida quanto ao significado desse termo pois ele muitas vezes é confundido com marca, logomarca, desenho, logo, e é aí que mora a nossa dúvida, não é mesmo?

A identidade Visual de uma empresa é um componente fundamental, pois é através dela que irão ser transmitidos os valores e essência daquele negócio. Quando expomos um produto na internet, em uma loja, é a identidade visual que irá ajudar a transmitir para o cliente os valores, estilos e essência da marca. Antes de começar a pensar em sua identidade visual, deve-se levar em consideração alguns conceitos importantes:

1) DEFININDO AQUELES NOMES LÁ DO INÍCIO DO POST

No geral, as marcas são compostas por um logotipo e um símbolo. Algumas podem não ter o símbolo e assinar apenas o seu nome, dessa forma são chamadas simplesmente de logotipos.

As marcas fazem parte da identidade visual, que é composta pode ela e alguns outros componentes como cores, tipografia, padrões, que serão utilizados para compor as peças gráficas de papelaria, letreiros, embalagens...

2) DEFINA E POSICIONE SEU NEGÓCIO/EMPRESA

Uma coisa importante antes de começar a fazer sua identidade visual é que você defina seu sobre o que é seu negócio, o que é sua atividade, seu estilo. É interessante que escolha qual caminho irá seguir e se especializar, mas nada impede de você fazer várias coisas e ser um multi-empreendedor.

Com seu ramo de atividade escolhido, fica mais fácil sua comunicação com o cliente, pois ela será de forma clara e direta para eles. É um momento de fazer uma reflexão para saber qual será o seu diferencial na sua empresa. Não ter um estilo definido e desenvolver trabalhos semelhantes a outros, não irá fazer sua empresa se destacar, irá apenas torná-la mais uma empresa....

3) DEFINA SUA MARCA E IDENTIDADE

Uma marca deve transmitir clareza e objetividade e por isso pode ter poucos elementos, o que difere de um desenho super complexo, mas nada impede que uma ilustração bem detalhada ou rebuscada represente a essência da sua marca e pode servir como apoio na identidade visual.

A marca em si deve ir além, devido a sua objetividade visual, você vai conseguir utilizar nas mais diversas aplicações, além de ser reconhecido e lembrado.


É interessante que cada item que irá compor sua marca/identidade visual (topo de blog, avatares, tags, papelaria, carimbos, uniformes etc.) tenha uma aplicação diferente, mas mantendo sempre sua identidade. Com isso sua identidade visual não ficará repetitiva e sim dinâmica e inteligente como seu negócio.

Todos esses pontos que mencionei ajudam a refletir sobre sua marca, mas procurar a ajuda de um profissional da área é essencial para criar marcas adequadas e fortes. É necessário muito trabalho e pesquisa para transformar as características e essências de uma empresa em uma identidade que transmita o diferencial para o seu negócio.

Quando entrar em contato com o profissional para descrever sobre sua marca e contar suas intenções, não se prenda apenas ao visual, descreva bem em palavras seu negócio, informe quais os seus diferenciais, sua característica marcante, deixe com o profissional o papel de traduzir essas informações em visual para você.

Após a entrega de sua marca pelo designer, você verá que sua identificação por ela é imediata, mas lembre-se, são seus clientes que precisam perceber os valores que você deseja transmitir. Fique atento ao feedback deles, o trabalho com uma marca nunca termina, ela deve sempre estar ativa e transmitindo seus objetivos e valores, mesmo que para isso ela precise ser redesenhada.

E com você? Como foi a produção de sua identidade visual? Você mesmo criou ou teve ajuda de um designer? Deixe seus comentários.

Se ainda não tem uma Identidade Visual, entre em contato, vamos criar juntos sua nova marca?

Espero que tenham gostado do post de hoje. Um abraço e até a próxima!

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